Como escolher a bola de futebol ideal para crianças e adultos?


Com um pouco de imaginação, qualquer coisa pode ser uma bola de futebol. No entanto, aqueles que procuram uma bola de futebol regular devem conhecer as respostas a algumas perguntas básicas. Uma vez que há uma grande variedade de tamanhos e tipos de bolas. Quem joga, onde/em que piso e o quão regularmente são algumas das questões mais importantes.

Bolas de futebol por tamanho

Os tamanhos de bolas de futebol vão de 1 a 5. As bolas mais pequenas são designadas principalmente para crianças uma vez que são mais fáceis de controlar e o seu impacto aleija menos, dado que são mais leves. 

 

  • Bola de futebol de tamanho 5: é geralmente a bola de futebol mais usada. São utilizadas para jogos de competição a partir de crianças com 12 anos de idade. No entanto, não há diferenças em termos de design quando crianças mais novas jogam com bolas deste  tamanho. O diâmetro de uma bola de futebol de tamanho 5 é cerca de 22 cmO peso de bolas de tamanho 5 varia entre os 410g e 450g. As únicas exceções são bolas mais leves para futebol de praia e bolas de futsal, dedicadas para futebol indoor. Essas são ligeiramente mais pequenas (apesar de serem rotuladas como tamanho 5) e ligeiramente mais pesadas para terem menos ressalto.
  • Bola de futebol de tamanho 4: usada em treinos e jogos de crianças entre os 8 e os 12 anos de idade. Diâmetro: quase 21 cm. Ligeiramente mais leve, com cerca de 350g.
  • Bola de futebol de tamanho 3: para crianças com menos de 8 anos de idade. Diâmetro: 19 cm. O peso, neste caso, é à volta de 290g.
  • Bolas de futebol de tamanho 2 e 1 (diâmetro cca 15 cm) dedicadas aos jogadores mais novos. Devido ao seu tamanho podes levá-las basicamente para todo o lado, pelo que estas são também um presente ou souvenier perfeito, assim como uma excelente ferramenta para melhorar a técnica.

Também podes tropeçar num tamanho especial 4,5 quando procuras por  bolas de freestyle. As skillbals são ligeiramente mais leves e aderentes para que seja mais fácil fazer truques.

 

Bolas de futebol por superfície

Sim, o futebol pode ser jogado basicamente em qualquer lugar e com qualquer coisa, é por isso que é tão popular. No entanto, jogar com a bola certa na superfície certa, naquela para a qual a bola foi feita, aumenta a sua longevidade e, em alguns casos, também melhora a qualidade do jogo. 
Para além de skillbals para freestyle, onde a bola está no ar a maior parte do tempo, existem bolas de futsal, um pouco mais pesadas e com menos ressalto, usadas para futebol indoor. Depois existem bolas leves, desenhadas para jogar com o pé descalço, na praia. Existem ainda bolas que duram mais tempo, com as quais se pode jogar em cimento. Mas as mais comuns são as bolas para campos de relva.


Bolas de futebol por qualidade

Formato certo, tamanho, peso, pressão e a manutenção destes critérios ao longo do tempo, e também o ressalto, equilíbrio e impermeabilidade. Estas são as métricas observadas pela FIFA, no que toca a atribuir certificados de qualidade às suas bolas. Uma bola de futebol pode obter uma das seguintes.

Certificações de bolas de futebolloga certifikátů kvality FIFA

1. A alta qualidade de uma bola é garantida pelo selo  FIFA QUALITY PRO . Todas as bolas de jogo premium têm-no. Todos os jogos de ligas profissionais e internacionais, incluindo a Liga dos Campões e os Mundiais, são jogados com bolas com este selo. Como é óbvio, as equipas de elite também treinam com elas. O seu preço começa à volta dos €80.

2. O segundo nível de qualidade é o selo FIFA QUALITY . A maior parte destas bolas são encontradas na secção das bolas de treino . Elas também são adequadas para jogos de competição de categorias amadoras. É a melhor solução em termos de preço-performance.

3. Depois há o IMS (International Matchball Standard). Este selo garante que a bola respeita os requerimentos básicos da FIFA para uma bola de qualidade. Estas bolas são principalmente de lazer ou bolas de treino.


As bolas de futebol mais baratas não têm selos de qualidade. Isto não significa necessariamente que são de má qualidade, uma vez que o teste da FIFA é voluntário e depende do interesse de cada produtor fazê-lo ou não para cada produto. Existem ainda outros aspetos que são refletidos no preço das bolas. Por exemplo, os materiais usados e o método de produção.

Bolas de futebol por tipos de material

Uma bola é feita de duas partes principais - interior e exterior. Ambas podem ser produzidas de diversas formas e com diversos materiais, o que tem um impacto direto no preço. 

A perte interior - câmara de ar
A parte interior de uma bola de futebol - câmara de ar - pode ser feita de latex, butil ou borracha.
A câmara de ar em latex é usado para as melhores bolas de jogo. Proporciona o melhor contacto, trajetória e tem um ressalto de qualidade. Precisa de ser enchida com maior ferequência em comparação com as câmaras de ar de butil.
Câmaras de ar de butil são principalmente usadas para bolas de treino e também para algumas bolas de jogo. Elas mantêm a pressão mais eficazmente e de um ponta de vista de longo-prazo são também mais duráveis do que as de latex. As trajetórias ainda são muito boas. No entanto, elas tendem a ser um pouco mais rijas e mais pesadas. As bolas mais baratas têm uma câmara de ar de borracha no interior. Esta câmara de ar é a que mantém a pressão do ar durante mais tempo e é bastante durável. No entanto, não vai proporcionar um bom contacto com a bola ou boas trajetórias como as câmaras de ar anteriores.

Camada exterior - superfície
Três materiais principais, assim como na camada interior, são usados para a camada exterior de uma bola de futebol. PU – Polouretano, PVC – Policloreto de vinilo, ou uma mistura dos dois.
A qualidade da camada exterior pode ser reconhecida no primeiro toque. O melhor contacto com a bola é proporcionado pelo poliuretano, que forma uma camada suave na superfície. Adicionalmente, as bolas modernas têm um padrão de superfície mais fino ou mais áspero que contribuiu para aumentar o contacto. Normalmente, bolas baratas com uma superfície suave podem ser ligeiramente mais resistentes à água, mas escorregam em superfícies molhadas e não são tão fáceis de controlar. 

Bolas de futebol por método de produção

O futebol está sempre a desenvolver-se. A prova disso é a bola em si. A bola de pele castanha (que era capaz de absorver, e absorvia, imensa água) foi gradualmente redesenhada para a bola que hoje em dia é retratada, e parece-se com esta: ⚽ 32 painéis pretos e brancos com a forma de um pentágono, foi introduzida nos anos 70. À medida que o tempo passa e a tecnologia se desenvolve, diferentes bolas, com menos painéis ou formas diferentes, estão a ser introduzidas.  Cada fabricante apresenta a sua própria forma e disposição de painéis. A principal diferença nas bolas de futebol de hoje está na forma em como os painéis estão conectados.
As bolas de futebol podem ser divididas em bolas sem costura e com costura visível. Bolas sem costura são montadas através de selagem por calor. Elas são mais duráveis, resistentes à água e têm uma melhor aderência, o que significa melhor controlo. As bolas com costuras visíveis são cozidas à mão ou em máquina. As bolas mais avançadas são produzidas usando a combinação de ambos os métodos.

Como cuidar de bolas de futebol

Ter o cuidado correto prolonga a longevidade. Isto também se aplica às bolas de futebol. É bom remover toda a sujidade depois de um jogo uma vez que esta pode danificar a camada exterior ao longo do tempo. A agulha de metal deve ser humedecida antes de encher a bola (água ou saliva servem) para não danificar a câmara de ar ou a válvula. A pressão da bola deve estar algures entro os  0,6 e 1,1 bar. A previsão ideal para uma bola em particular pode estar escrita na válvula . Se não estiver, ou se não tiveres um medidor de pressão contigo, vai com o teu instinto e não enchas demasiado a bola, de forma a proteger as costuras. Guarda a tua bola à temperatura ambiente, acima de 15° C e não deixes a bola no exterior durante o inverno, nem perto do calor para secar. E acima de tudo: usa a bola sempre que quiseres e disfruta do jogo!