Hoje em dia, não há muitos jogadores que nunca tenham jogado em relva artificial. As equipas usam esta superfície especialmente no Inverno, jogos de cinco para cinco são jogados durante todo o ano e  alguns jogos da Champions League também já foram disputados neste piso. No entanto, nem toda a gente sabe que existem chuteiras feitas especificamente para relva artificial.

AG = chuteiras para relva artificial

A abreviatura AG significa 'solo artificial (artificial ground),' por isso é bastante claro que estas chuteiras são feitas para jogar neste tipo de piso. Vamos explicar-te porque não deves usar chuteiras FG (solo firme/firm-ground) em relva artificial um pouco mais à frente neste artigo. Agora vamos focar-nos no que são as chuteiras AG. As chuteiras para relva artificial têm, em comparação com as chuteiras clássicas FG, uma sola mais durável, uma maior quantidade de pitões (ocos), que têm uma forma mais redonda. Eles são especialmente desenhados para ultrapassar os desafios de uma superfície artificial e para oferecer a melhor tração e suporte possíveis. A diferença entre chuteiras AG e FG pode ser identificada à primeira vista:

AG vs FG

Porque não jogar com chuteiras FG em relva artificial?

Responder a esta questão é fácil - elas não forem feitas para isso. Em primeiro lugar, há risco acrescido de lesão e não é coberto pela garantia. Repara que a relva artificial gera muito mais calor que relva natural. E uma vez que as solas e pitões das chuteiras FG não conseguem suportar estas temperaturas a longo-prazo, elas não vão durar tanto ou podem até ficar rapidamente danificadas, especialmente durante a Primavera e o Verão. Relva artificial também proporciona uma maior aderência. Tanta que os pitões mais altos e mais duros das chuteiras FG podem agarrar e ficar presos aos ramos artificiais e ao granulado de borracha, tanta aderência, que os teus ligamentos podem não aguentar ao mudar de direção rapidamente. E de certeza que não queres isto.

Chuteiras Turf podem também ser usadas em AG de forma relativamente confortável, mas a sua sola é desenhada primariamente para solos com um perfil muito mais baixo. E por isso elas unca te vão proporcionar com uma aderência tão boa quanto as chuteiras AG. Podes verificar isto em relva artificial molhada ou congelada.

Chuteiras de relva artificial para crianças

O calçado adequado é muito importante para um atleta, incluindo as crianças. Enquanto que as chuteiras FG não são adequadas para solos artificiais, chuteiras AG podem ser usadas em relva natural. Temos em oferta uma vasta gama de chuteiras AG para crianças assim como algumas chuteiras universais/híbridas , que combinam o melhor das duas e são adequadas para jogar em qualquer tipo de relva. Do ponto de vista dos pais, se o teu jovem talento alterna entre relva natural e relva artificial regularmente, estas podem ser, considerando o preço, a melhor solução.

Em conclusão…

Se jogas em relva artificial regularmente e queres estar ao teu melhor nível de acordo com as tuas habilidades , investir em chuteiras AG é basicamente uma  necessidade. Elas proporcionam o melhor suporte, aderência e segurança nesta superfície moderna, assegurando que tens a melhor experiência de jogo. E, no final de contas, é disso que o futebol se trata. Love the game!